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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Qual é o papel do professor no processo de inclusão?

Educação Inclusiva: a Diversidade faz parte da vida
O papel do professor como protagonista do processo inclusivo
                                                                       Angélica Aparecida

Diante dessa perspectiva, cabe ao professor refletir sobre sua prática docente, reconhecendo que já não existem mais salas de aula homogêneas, onde todos os alunos aprendem da mesma maneira. O conhecimento é individual e precisa ser construído dentro de uma abordagem diversificada, garantindo a aprendizagem de cada aluno.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais preconizam a atenção à diversidade da comunidade escolar e baseiam-se no pressuposto de que a realização de adaptações curriculares podem atender às necessidades
particulares de aprendizagem dos alunos. Consideram que a atenção à diversidade deve se concretizar em medidas que levam em conta não só as capacidades intelectuais e os conhecimentos dos alunos, mas também, seus interesses e motivações.
A inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais nas escolas regulares implica na modernização e na reestruturação das condições atuais do ensino, em especial, no que diz respeito
às práticas didático-pedagógicas.
Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho é analisar o papel do professor no processo de inclusão, para um grupo de educadores, visando contribuir para a participação efetiva dos professores na Educação
Inclusiva.
A Educação Inclusiva implica na convicção de que o aluno e a escola devem se aprimorar para alcançar a eficiência da educação, a partir da interatividade entre esses dois atores do processo educativo.
Todas as pessoas com necessidades especiais têm o direito de usufruir de condições de vida o mais comum ou normal possíveis, na sociedade em que vivem. Significa dar à pessoa oportunidades, garantindo seu direito de ser diferente e de ter suas necessidades reconhecidas e atendidas pela sociedade, em especial, pelas escolas do nosso sistema educacional.

Angélica Aparecida Malvão
Formanda do Curso de Pedagogia da Fatea.
Valéria Aparecida de Freitas
Formanda do Curso de Pedagogia da Fatea.
Carolina Arantes P. Barcellos
Mestre em Fonoaudiologia, Assessora Escolar, Docente da Fatea.

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